O Banco de Crimes Violentos abrange as seguintes naturezas principais (crimes): Estupro Consumado; Estupro de Vulnerável Consumado; Estupro de Vulnerável Tentado; Estupro Tentado; Extorsão Consumado; Extorsão Tentado; Extorsão Mediante Sequestro Consumado; Homicídio Tentado; Roubo Consumado; Roubo Tentado; Sequestro e Cárcere Privado Consumado; Sequestro e Cárcere Privado Tentado e Homicídio Consumado (registros).
Os dados utilizados nessa planilha foram extraídos no Armazém de Dados do Sistema Integrado de Defesa Social, em seu módulo do Registro de Evento de Defesa Social - REDS (Armazém_Sids_Reds).
O Armazém_Sids_Reds compila todos os REDS registrados em Minas Gerais, para todas as naturezas previstas. Por se tratar de um sistema integrado, o Armazém_Sids_Reds abrange notificações registradas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo.
Para os Registros de Homicídios Consumados de Belo Horizonte, até dezembro de 2020, foram utilizados os dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), já que, dessa forma, são incluídas informações mais completas, oriundas de instauração de inquéritos policiais.
A Região Integrada de Segurança Pública – RISP é uma das divisões territoriais administrativas existentes no estado de Minas Gerais e a mais frequentemente utilizada em estudos da SEJUSP, além da divisão por municípios. Atualmente, Minas Gerais possui 19 RISPs.
Metodologia Utilizada
Os dados estão disponíveis apenas a partir de 2012, tendo em vista que a implementação do sistema Reds em todo o estado de Minas Gerais só ocorreu no final de 2011. Os dados são extraídos no quinto dia do mês ou no primeiro dia útil subsequente. Dessa forma, registros de um mês que são fechados nos primeiros dias do mês posterior são contabilizados na pesquisa.
Além disso, como o REDS é dinâmico, um novo registro pode ser feito com a data do fato referente a qualquer mês ou ano anterior. Por isso, em uma pesquisa buscam-se os dados dos três meses anteriores. Como exemplo, na extração feita em 06 de agosto de 2018, foram buscados dados de maio, junho e julho de 2018. Dessa forma, os REDS inseridos em julho de 2018, mas que fazem referência a um fato acontecido em maio de 2018, também serão incluídos.
Como participar
Saiba como contribuir com a documentação deste conjunto de dados!
A documentação deste conjunto de dados está sendo feita de forma aberta e colaborativa no Github. Existem duas alternativas para enviar sua contribuição:
- Issues: Para iniciar uma discussão sobre melhorias na documentação.
- Pull requests: Para sugerir uma alteração concreta na documentação.
Todas as contribuições são bem vindas. Alguns exemplos são:
- Indicação de expressões imprecisas presentes na documentação;
- Sugestões para inclusão de descrições em campos específicos;
- Sugestões para clareza na organização das ideias;
- Correção de erros de ortografia e gramática.
Além disso, fique a vontade para utilizar os demais canais oficiais de atendimento do Poder Executivo Estadual:
Controle de alterações
Documentação das principais alterações. Baseado na filosofia Mantenha um Changelog.
[0.1] - 2023-01-23
- Publicação do repositório em ambiente de produção:
- Adição do texto explicativo do conjunto de dados
- Adição dos emails de contato de autoria e manutenção do conjunto
- Adição da frequência mensal de atualização
- Adição das informações de início e fim da série temporal dos dados disponibilizados, na propriedade "temporal"
[0.0.1] - 2022-05-13
- Criação do repositório template a partir da base-exemplo recebida em 12/05, após encontro com diretores do Observatório de Segurança Pública